
O santo recordado hoje foi Papa da nossa Igreja nos anos de 401 a 417; nasceu perto de Roma. Pertencia ao Clero até chegar à Cátedra de Pedro. Trabalhou na construção de muitas igrejas, no culto aos mártires, elaborou e definiu os livros consagrados e inspirados da Bíblia.
Dentre tantos acontecimentos, que marcaram o pontificado de Santo Inocêncio, foram três os que se destacaram: a luta contra o Pelagianismo; corrigiu um temível imperador; protegeu como pôde Roma dos invasores. Pelágio foi um monge que semeava a mentira doutrinal sobre o pecado original e outras mentiras que invalidavam a necessidade da graça e da redenção do Cristo. Santo Inocêncio, com a ajuda do Doutor da Graça – Santo Agostinho – e de outros mais condenou a heresia pelagiana.
Quanto ao imperador, denunciou a traição deste para com São João Crisóstomo, e com relação aos invasores, que assaltaram Roma, Santo Inocêncio fez de tudo para afastar esses bárbaros da Cidade Eterna. Este grande santo, empenhado pela paz e conversão dos pagãos, é considerado um dos maiores Santos Padres do Cristianismo.
Oremos ao Santo:
Deus eterno e todo-poderoso, quiseste
que Santo Inocêncio I governasse todo
o vosso povo, servindo-o pela palavra
e pelo exemplo. Guardai, por suas
preces, os pastores de vossa Igreja
e as ovelhas a eles confiadas,
guiando-os no caminho da salvação.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso filho, na unidade
do Espírito Santo.
Amém.
Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!
https://www.casadorosario.com.br/
Fonte: https://catequizar.com.br/liturgia/28-de-julho-santo-inocencio-primeiro/#:~:text=Deus%20eterno%20e%20todo%2Dpoderoso,os%20no%20caminho%20da%20salva%C3%A7%C3%A3o.
https://santo.cancaonova.com/santo/santo-inocencio/