Santa Maria, Mãe de Deus - História




No primeiro dia do ano novo, o calendário dos santos se abre com a festa de Santa Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é “a Virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor”. Ela tem o direito de chamá-lo “Filho”, e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe!


Foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas e sendo celebrada em Roma, a partir do século IV.


Santa Maria, verdadeira Mãe de Deus

Para que uma mulher possa dizer-se verdadeiramente mãe, é necessário que subministre à sua prole, por via de geração, uma natureza semelhante (ou seja, consubstancial) à sua.


Suposta esta óbvia noção da maternidade, não é tão difícil compreender-se de que modo a Virgem Santíssima possa ser chamada verdadeira Mãe de Cristo, tendo Ela subministrado a Cristo, por via de geração, uma natureza semelhante à sua, ou seja, a natureza humana.


A dificuldade surge, porém, quando se procura compreender de que modo a Virgem Santíssima pode ser chamada verdadeira Mãe de Deus, pois não se vê bem, à primeira vista, de que modo Deus possa ser aqui gerado. Não obstante isso, se se observar atentamente, as duas fórmulas: Mãe de Cristo e Mãe de Deus, se equivalem, pois significam a mesma realidade e são, por isso, perfeitamente sinônimas. Nossa Senhora, com efeito, não é denominada Mãe de Deus no sentido de que houvesse gerado a Divindade (ou seja, a natureza divina do Verbo) e sim no sentido de que gerou, segundo a humanidade, a divina pessoa do verbo.








Oremos ao Santo !!!



Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,

bendita sois vós entre as mulheres e bendito é

o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria,

Mãe de Deus, rogai por nós pecadores,

agora e na hora da nossa morte.

Amém!





Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!

https://www.casadorosario.com.br/

















Fonte: https://www.arautos.org/secoes/artigos/doutrina/virgem-maria/santa-maria-mae-de-deus-2-144140


https://rumodafe.com.br/maria-mae-de-jesus/