Nossa Senhora dos Navegantes - História
- Carmina Souza
- 2 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos de Maria (Nossa Senhora) e ela passou a ser mais conhecida no período das Cruzadas, pois antes de colocarem suas caravelas ao mar, -principalmente os portugueses e espanhóis – os marinheiros pediam pela proteção da Santa, onde a maioria das expedições eram organizadas justamente à Palestina para a proteção de territórios Sagrados para o cristianismo.
O costume tornou-se uma prática tão comum e os milagres apresentados foram tamanhos que Nossa Senhora ganhou mais essa honraria pela Igreja, tendo reservado o dia 02 de fevereiro como a sua data de comemoração.
Não há data exata para a confirmação dessa invocação de Maria para proteção, porém pode-se afirmar que a prática foi mais fervorosa realmente no período das grandes navegações. Conhecida também como a Estrela do Mar, esse carinhoso chamado é a representação do ponto que norteia a viagem segura e leva ao local correto, é como se a Mãe fosse no vasto mar a direção segura a seguir para os navegantes.
Em todo mundo tornou-se comum dedicar uma missa ou Oração à Nossa Senhora dos Navegantes antes de se embarcar nos barcos e se aventurar nos mares. Ainda em épocas das navegações de descobertas, era comum encontrar uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes a frente da embarcação segurando uma lâmpada que os marujos nunca deixavam se apagar.
Aqui no Brasil essa devoção chegou juntamente com as caravelas. Até mesmo as famílias dos simples pescadores aderiram ao costume de pedirem pela proteção da Santa antes de partirem para o mar para ganharem o sustento para a família. Todas as capelas e igrejas de Nossa Senhora dos Navegantes ficam próximas aos litorais brasileiros.
Já o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, encontra-se no estado de Santa Catarina na cidade de Navegantes, onde todos os dias realizam missas em nome e honra da Santa. Na representação de Maria nessa imagem, ela encontra-se de pé no barco segurando em seu colo o Menino Jesus.
Oremos ao Santo
Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus
criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares;
protegei-me em todas as minhas viagens.
Que ventos, tempestades, borrascas, raios
e ressacas, não perturbem a minha
embarcação e que monstro nenhum,
nem incidentes imprevistos causem
alteração e atraso à minha viagem,
nem me desviem da rota traçada. Virgem
Maria, Senhora dos Navegantes, minha
vida é a travessia de um mar furioso.
As tentações, os fracassos e as desilusões
são ondas impetuosas que ameaçam
afundar minha frágil embarcação no abismo
do desânimo e do desespero. Nossa Senhora
dos Navegantes, nas horas de perigo eu
penso em vós e o medo desaparece; o ânimo
e a disposição de lutar e de vencer tornam
a me fortalecer. Com a vossa proteção e a
bênção de vosso Filho, a embarcação da
minha vida há de ancorar segura e tranquila
no porto da eternidade. Nossa Senhora
dos Navegantes, rogai por nós.”
Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!
Fonte: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/cristianismo/nossa-senhora-dos-navegantes/
Commenti