Dia de todos os santos - História
- Carmina Souza
- 3 de nov. de 2020
- 3 min de leitura

Celebra-se no dia 01 de Novembro, o Dia de Todos os Santos. Como o próprio nome já diz, tem a intensão de celebrar os Santos da Igreja Católica e suas infinitas bondades, – não somente os mais conhecidos e venerados – pois todos atenderam às causas importantes e a maioria se tornaram mártires, quer sejam famosos ou não.
Deve-se reconhecer que o número de Santos é muito maior do que aqueles que lembramos ou que estão canonizados e nos altares das Igrejas. Na história da implementação do cristianismo foram diversas pessoas que se sacrificaram em prol do homem e da fé.
Seguindo esse conceito, foi-se adotado esse dia para celebrar todos aqueles que dedicaram sua vida para fazer o bem, propagar as Palavras de Deus e que amaram o próximo intensamente.
Existem diversos documentos históricos que mostram que desde épocas mais antigas, um dia era reservado para que as Orações e pedidos fossem dedicados àqueles que testemunharam e pregaram em nome de Jesus Cristo, e que na maioria das vezes morreram por causa de sua fé.
Nos primórdios da cultura cristã a religião predominante era outra, e ela exercia o seu poder de forma rígida e impiedosa. Por isso muitos cristãos foram martirizados na luta à favor da sua crença. Desta forma, como são muitas pessoas que dedicaram suas vidas à propagação dos ensinamentos do Messias, tornou-se impossível destinar o Santo do dia para cada um e também canonizar a todos que se dedicaram à essa causa. Todavia essas pessoas merecem o agradecimento de todos e é por isso que foi instaurado um dia em memória desses Santos.
A festa oficial começou a ser celebrada no ano de 610 d.C, e aconteceu na data que o Papa Bonifácio VI fez a dedicação do panteão ( um templo pagão) para Nossa Senhora e todos os Santos e Santas da Gregório III. Na época era celebrado dia 13 de Maio, e depois o Papa Gregório III mudou o dia da celebração para o de 1 de novembro, véspera do Dia de Finados.
O Papa Gregório também consagrou a Igreja em Roma, e por isso esta passou a se chamar a Igreja de Todos os Santos.
A intensão maior da Igreja ao celebrar esse grande dia, é chamar todas as pessoas para que se espelhem nos grandes Santos e Santas, mesmo que não conhecidos, e busquem sempre a palavra de Jesus como seu grande mestre.
Essa comemoração é um exercício de consciência para o chamado de Cristo, e mesmo que hajam dúvidas sobre sua devoção e fé, o simples fato de dedicar um pensamento ou Oração em agradecimento a quem se sacrificou é sinal de amor a Deus.
É importante apontar que quando compreendemos as causas dos Santos e as respeitamos, nos tornamos uma só energia e coração que cultua no nosso eu mais profundo o amor e respeito a Cristo Nosso Senhor.
Oremos ao Santo !!!
“Ó DEUS ONIPOTENTE E ETERNO QUE VOS
DIGNASTES ELEVAR A HONRA DOS ALTARES
OS VOSSOS FIÉIS SERVO DOS SANTOS,
DIGNAI-VOS PELOS MÉRITOS DE CADA
UM DELES, PELA FIDELIDADE A QUE VOS
SERVISTE NESSA TERRA, E PELA HONRA
QUE VOS PRESTA PERPETUAMENTE NO
CÉU POR CADA UM DE VÓS
FILHOS, OS SANTOS, ATENDEI COM
URGÊNCIA OS MEUS PEDIDOS. (FAZER O PEDIDO..)
NOSSA SENHORA, SÃO JOSÉ, SÃO BENTO,
SÃO MIGUEL, SANTO EXPEDITO, SÃO JUDAS TADEU,
SÃO JOÃO, SANTO ANTONIO, SANTO INÁCIO,
SÃO PEDRO,SÃO PAULO,SANTO AGOSTINHO,
SÃO FRANCISCO, SANTA RITA, SANTA EDWIGES,
SANTA TEREZINHA, SANTA CLARA, SANTA MÔNICA,
SANTA IZABEL, SANTA ROSA DE LIMA E TODOS OS SANTOS,
POR DEUS E VOS PEÇO, AJOELHAI-VOS DIANTE DO
TRONO DE GRAÇA DA DIVINA MISERICÓRDIA E
INTERCEDEI FERVOROSAMENTE PELOS MEUS
URGENTES PEDIDOS. (FAZER O PEDIDO..)
E CREIO FIRMEMENTE QUE JÁ FUI ATENDIDO(A).
SANTO DE DEUS, SOB VOSSAS PROTEÇÕES NOS
REFUGIAMOS, NÃO DESPREZEIS AS MINHAS
SÚPLICAS, SUSTENTAI-ME NA LUTA CONTRA
O MALIGNO, AJUDAI-ME A ALCANÇAR EM
NOME DE JESUS CRISTO A VIDA ETERNA.”
Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!
Fonte: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/cristianismo/dia-de-todos-os-santos/
Comentarios