top of page

Conheça a simbologia do Rosário



O rosário é um instrumento de oração importante na vida do cristão, recebendo este nome, pois cada Ave-Maria meditada simboliza uma rosa espiritual ofertada a Nossa Senhora.

Nossa Senhora do Rosário é a aparição mariana a São Domingos, no ano de 1208 na igreja Pruille, dando a ele o rosário para substituir a recitação dos salmos, constituindo uma ferramenta importantíssima para a conversão ao cristianismo, dizendo as seguintes palavras: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".


Para entendermos melhor esta devoção conhecendo mais a fundo a história do Santo Rosário, que de acordo com os registros os primeiros monges utilizavam pedrinhas para contar o número de orações vocais que realizavam. Sendo assim, em muitos conventos medievais, os irmãos leigos (aqueles que tinham pouca ou nenhuma familiaridade com o latim) eram dispensados da recitação do Saltério, completando suas práticas com a recitação de Pai-Nossos, para contagem, Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.


Tamanha é a importância de recitar o Rosário a Nossa Senhora que o Papa Dominicano São Pio V recomendava e incentivava oficialmente a sua recitação. A devoção de Nossa Senhora do Rosário nos traz a importância de orar a nossa mãe Maria, sendo propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebendo da Igrejas inúmeras indulgências.


A propagação da devoção de Nossa Senhora do Rosário é ampla, pois, é uma oração feita em todas as linguas, e durante anos vem sendo recomendada por Papas como, São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco, pois, esta é uma oração que pedimos a intercessão da Virgem Maria para que alcancemos nossas graças de Jesus Cristo e de Deus.


Quando oramos o Rosário de Nossa Senhora fazemos uma meditação dos Mistérios de Cristo, que nos guiam da Encarnação à Morte e Ressurreição o Filho de Deus e Nosso Senhor. A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, celebrando a vitória dos cristãos após a árdua batalha naval de Lepanto. No meio desta batalha os cristãos católicos recitavam o rosário enquanto resistiam aos ferozes ataques dos otomanos, e sobrepujando-os no combate.


Ou seja, quando oramos a Nossa Senhora do Rosário a esta linda oração com nossos terços estamos nos aproximando mais de Maria e de seu filho Jesus Cristo o nosso salvador alcançando inúmeras graças.




Venha conferir nossa opção de Rosário !!!











bottom of page