top of page

A simbologia da cruz


A Santa Cruz tem grande significado na história da igreja católica, principalmente no que diz respeito a trajetória de Jesus Cristo em vida. O filho de Deus morreu por cada um de nós, e foi na Cruz que ele pagou por todos os nossos pecados. Um verdadeiro cordeiro imolado!


Por sua vez, a cruz também pode ser interpretada como um grande símbolo da perseverança e amor de Jesus. Ela é a fonte da vida cristã, representa tristeza pela morte de Cristo e também por ser um objeto utilizado em um momento de dor, mas ao mesmo tempo invoca a remissão de todos os nossos pecados.


Qual o significado da cruz?

A cruz deve representar a alegria da fé, a esperança na transformação e a chegada da redenção de todos os nossos pecados, livrando-nos de todos os males. É a abertura do Céu para os filhos de Deus, para os que buscam por essa graça em suas orações.

Por muito tempo, a cruz significou dor e sofrimento, e mesmo tendo sido instrumento colaborativo deste sentimento e de momentos que proporcionaram muita tristeza, ela pode ser vista com outros olhos, a partir do momento que decidirmos enxergar a entrega feita por Cristo, em nome de todos nós.


Por que exaltamos a cruz?

A Cruz é exaltada pois ela representa a entrega e o amor de Jesus Cristo por todos os filhos de Deus, iguais a ele, mas cheios de pecado. Sua morte representa nossa salvação, e muito além disso, representa o propósito do verdadeiro cristão. Cada um de nós carrega cruzes que encontramos pelo caminho da vida, representadas de diversas formas, e nos desafiarmos a carrega-las pode transformar nossas vidas e corações.


A relação de Jesus e a Cruz

Além da comum imagem de Cristo crucificado, sabemos diante da história que ele a carregou durante um longo trajeto até sua crucificação. Sendo assim, associamos toda a história de vida de Jesus, seu envio para a Terra por Deus e toda sua jornada, a uma grande comoção e tristeza.

Mas, precisamos enxergar a relação da Santa Cruz com Jesus, como algo que possui também uma vertente positiva.


A cruz de cada um

Ao Jesus morrer por nossos pecados na cruz, o simbolismo dado a ela é o de que os sacrifícios feitos em nossas vidas, as barreiras e dificuldades enfrentadas, precisam valer a pena, ser por um motivo nobre e que nos agregue na vida e no convívio com o próximo. O próprio sacrifício da cruz nos mostra isso.

Toda a paixão, morte e ressurreição de Cristo são revisitados nos períodos litúrgicos, e permeiam nossa existência como seres humanos e fiéis. A passagem da cruz de Cristo, até sua crucificação devem representar novos caminhos e desafios a serem vencidos em nossa vida.

Nossos pecados foram perdoados na cruz, e uma nova chance de vida nos foi dada. Que saibamos enfrentar as lições enviadas por Deus também desta maneira. Buscando a vida eterna ao lado de Deus, caminhando pelos caminhos e encarando os desígnios conduzidos por ele até cada um de nós.




Venha conferir nossas opções de cruz !!!










bottom of page